O caso de plágio (escancarado) do Restaurante Tirol está repercutindo bastante nas redes sociais, se você não sabe do que se trata, veja aqui. Vou usar esse exemplo porque ele tem algumas características especiais e é um excelente case para demonstrar PORQUE um designer precisa proteger seu trabalho de forma …
Read More »Empresa de Alagoas acusa BBB 12 de copiar seu logotipo, será?
Saiu na imprensa (e no Twitter) uma acusação feita pelos sócios de uma empresa Alagoana de que o BBB (Big Brother Brasil – leia-se Rede Globo de Televisão) copiou o logotipo da loja Freaks. Enfim, mais uma acusação de PLÁGIO (ou chupada se você for designer). Um escândalo! Mas… será? …
Read More »João Andante: paródia ou “chupada”?
Está “na boca do povo” de design e publicidade o caso recente da briga entre as marcas Jonnie Walker e João Andante, de whisky e cachaça, respectivamente. Daí veio a ideia de comentar o caso, até porque ele é divertido. Antes de mais nada, que tal conhecer as duas marcas? …
Read More »Plágio ou inspiração? Eis a questão!
Mal foi lançado o logotipo das Olimpíadas de 2016 e já está envolvido em uma polêmica… Felizmente não é pelo mau gosto, como ocorreu com o logotipo da Copa de 2014 (argh!). Desta vez o debate é se houve ou não plágio da marca da Telluride Foundation (de novo eles!!!). …
Read More »Desdobramentos legais em casos de plágio
Na última semana vimos aqui no blog uma caso escabroso de plágio, realizado por uma publicitária, de uma marca criada por uma empresa séria. Tratou-se supostamente (tudo indica que foi plágio) de um cópia da marca criada pela empresa Kriando para a marca de vinhos Australis (veja a “coincidência” das marcas abaixo): …
Read More »“Chupada” descarada de Logotipo
Primeiramente olhem os dois logotipos apresentados abaixo: O logo da esquerda faz parte do portfólio da Kriando, uma empresa especializada na criação de marcas/branding, que já até felei dela aqui no blog, já que apresenta muita coisa bacana. O da direita está no portfólio online de Brunna Alcantara’s, uma publicitária …
Read More »Você sabe o que seus filhos estão assistindo?
Anúncio que utiliza uma imagem que remete a uma imagem com conotação sexual, para alertar os pais com relação ao conteúdo que as crianças possam estar recebendo da televisão ou Internet: No texto no rodapé da arte podemos ler: “Você sabe o que seus filhos estão vendo? O controle dos …
Read More »CD Eminem x Cartaz Final Destination = quem copiou?
Bem, recebi a dica hoje pelo twitter, vindo do @DezPraUma e ao clicar vi “uma coincidência incrível” das duas peças (rs): Na verdade não se supõe, de forma alguma, que sejam coincidências, é claro que trata-se da mesma arte, com algumas pequenas alterações (dá quase pra brincar de jogo dos …
Read More »Cópia x Referência na Ilustração
Olá, pessoal que gosta de ilustração! Hoje falarei sobre um assunto que aparece constantemente nas rodas de conversa de quem trabalha com atividade intelectual de criação: o limite entre cópia e referência. Começarei falando sobre a referência primeiro. Usar referência é quando coletamos informações, materiais ou peças quaisquer que nos …
Read More »Comercial da Riachuelo de Dia das Mães: inspiração?
Primeiramente convido a assistir o comercial de Dia das Mães da Riachuelo, que posto abaixo e, na sequência, publico um vídeo da coleção de outono/inverno 2009 da Halston, um grife americana: Claro que os vídeos estão publicados assim juntos, pois podemos notar uma certa inspiração do comercial da Riachuelo no …
Read More »