quarta-feira , 13/12/2017
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Fome de redes sociais: o marketing e o crowdsourcing na alimentação

As grandes empresas de fast food e alimentação em geral são um nicho com crescimento sem limites para explorar a criatividade dos internautas e publicitários. Criar sabores e satisfazer o paladar do consumidor a partir da colaboração tem sido uma estratégia que várias marcas têm adotado e faturado no mercado alimentício.

O crowdsourcing (também conhecido como inovação aberta) é uma saída inteligente para criar novos itens pro menu a partir da escolha e aprovação dos próprios consumidores. Ser autor daquele sabor e ver isso estampado nas redes sociais é sonho de todos os jovens ligados em construção coletiva via web.

Além da colaboração, o uso da tecnologia para aproximar o paladar de outros sentimentos humanos, campanhas de mobilização por um objetivo em comum também ganham espaço nesse universo em que as pessoas, cada vez mais, contam umas com as outras atrás das telas de smartphones.

Sabendo disso, várias marcas têm alcançado sucesso e contribuído para a lista de cases (cito alguns abaixo) que são boas inspirações para novas campanhas.

Os novos sabores Ruffles

A marca Ruffles engajou seu público jovem em uma promoção de inovação, aberta para o lançamento de três novos sabores da batata. Na primeira etapa da promoção “Faça-me um sabor” os participantes deveriam cadastrar a ideia no site da Ruffles, escolher um nome criativo para este produto e enviar uma imagem. Entre as quase 2 milhões de ideias enviadas por consumidores de todo o país, foram escolhidos os três vencedores. Este foi o maior número de participantes registrado na promoção, já realizada no Reino Unido, Austrália, Turquia e África do Sul.

Case 4food

Nova York abriu uma cadeia de restaurantes que está usando estratégias de SMR (Social Media Restauranting) de uma forma muito interessante.  O restaurante permite que os clientes façam seus pedidos de alimentos via twitter. Os garçons usam iPads onde recebem a ordem solicitada e passam com um touch para a cozinha. Para promover este serviço no restaurante, há uma enorme tela onde é projetada a Timeline da conta do twitter (@ 4Food)

Além disso, os clientes podem fazer combinações com os diferentes ingredientes que fornece a loja on-line do restaurante em seu site. Para citar as suas criações e divulgados através de redes sociais, principalmente twitter, facebook e foursquare. Os pratos de maior sucesso são premiados com vouchers trocados por comida no restaurante.

Kit Kat Mail, um grande case de sucesso

No Japão, a pronúncia do nome do chocolate Kit Kat é Kitto Katsu, que tem o sentido de boa sorte, ou “vai dar certo, você vai conseguir”. A equipe de marketing do produto no país produziu uma mensagem de boa sorte para os estudantes durante os exames escolares e vestibulares.

A parceria com o correio japonês, com mais 24 mil agências naquele país, abriu um novo canal de vendas, absolutamente inédito e sem concorrência, e ainda gerou um valor pela mensagem de sucesso que representa seu nome. Pensando “fora da caixa”, criaram o Kit Kat Mail, uma caixa especial do chocolate, para ser comercializada como se fosse um cartão-postal comestível. Você escreve sua mensagem na parte externa da caixa, cola o selo e manda para o destinatário, simples assim.

Case – Domino’s Pizza

Ao perceber que seu principal diferencial frente aos seus concorrentes não era a sua pizza, mas sim os 30 minutos nos quais ela teria que ser entregue, a Domino’s Pizza criou uma forma inovadora de prestar seu serviço: além de disponibilizar o serviço de pedido pela internet, ela revolucionou a história do delivery e inventou o pedido pelo TiVo! Hoje, os americanos podem não só visualizar a pizza que estão montando, mas também gravá-las na memória de pedidos com nomes inventados por eles mesmos.

Tem algum case bacana para compartilhar? Comenta aqui.

About Cínthia Demaria

Webwriter e Social Media. É jornalista e trabalha como Analista de Mídias Sociais, redatora web e assessora de imprensa digital. Tem experiência em Governo 2.0, comunicação empresarial, mídia digital, eventos e redação de jornais de grande circulação. Twitter: @Cika_Demaria. Confira a apresentação completa dela.

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